Igreja Nossa Senhora Aparecida, a importante história

Igreja Nossa Senhora Aparecida, a importante história

 

História de Nossa Senhora Aparecida - Basílica

Igreja de Nossa Senhora Aparecida

 

A Igreja Nossa Senhora Aparecida, ou Santuário Nossa Senhora Aparecida é a maior igreja de todo o mundo que se dedica a Maria, Mãe de Deus e peça importante nesta história. Situado no Vale do Paraíba entre os dois estados mais importantes do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo. Por meio deste Vale, corre um rio que foi o local do achado que une todo o Brasil.

Em 1717 três “abençoados” pescadores, motivados por necessidades econômicas e necessidades históricas, foram pescar, em uma época onde não se fisgava simplesmente nada. Até que algo misterioso aconteceu, quando jogaram a rede ao mar não trouxeram nenhum peixe, porém trouxeram uma pequena estatueta com o corpo de uma mulher. Após, jogaram novamente a rede e trouxeram a parte da cabeça que encaixava corretamente ao corpo. Após encontrarem a imagem, a pesca foi intensa e abundante. Quase não saíram do rio com todos os peixes que pescaram.

 

Igreja Nossa Senhora Aparecida, o nome “Aparecida”

 

Pelo fato da estatueta ter aparecido, o povo a chamou de “Aparecida”, um nome que foi adorado por toda a população local, chegou a ser proclamada rainha no ano de 1904 e também Padroeira do Brasil no ano de 1930, sendo que a Igreja Nossa Senhora Aparecida foi declarada de sendo seu Santuário declarado de espaço nacional no ano de 1984, declaração que foi feita pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

 

Igreja Nossa Senhora Aparecida, a visita de três Papas

 

Três Papas já estiveram na Igreja Nossa Senhora Aparecida, sendo eles João Paulo II em 1980, Papa Bento XVI no ano de 2007 e o Atual Papa Francisco no ano passado (2013), pelo acontecimento da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

Durante o feriado nacional, no dia 12 de outubro, pessoas de todos os cantos do Brasil e até mesmo do Exterior visitam a Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde acontecem grandiosas missas e festas. Algumas com cobertura total da imprensa. Os olhos do mundo ficam vidrados para o povo Brasileiro durante esta época.

 

Igreja Nossa Senhora Aparecida, arquitetura da Igreja

 

Muitas vezes chamada de Santuário ou Basílica Nova, a Igreja Nossa Senhora Aparecida está alocada sobre o famoso Morro das Pitas, as suas terras sofreram um processo de terraplanagem no ano de 1952, processo que teve seu fim no ano 1954. Sua construção iniciou-se no ano de 1955, pela parte Nave Norte, a segunda parte construída foi a “Torre Brasília”, onde toda a sua estrutura de metal foi doada pelo presidente Juscelino Kubitschek (JK), então presidente do Brasil. Após a Torre da Igreja Nossa Senhora Aparecida ter sido construída, as construções seguiram a todo vapor até chegar na cúpula central. Em meados de 72, a

Igreja Nossa Senhora Aparecida

Passarela de Acesso a Igreja Nossa Senhora Aparecida e a Basílica Velha

construção iniciou-se para a Capela das Velas e em seguida para a Nave Sul, seguindo pela Nave Oeste e Leste. Ao fim foi construído a Ala Intermediária da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

A famosa torre da basílica mede aproximadamente 100 (cem) metros de altura, conta com 18 andares milimetricamente projetados por Benedito Calixto de Jesus Neto.

Existe também a famosa passarela, conhecida por “Passarela da Fé”, que liga a velha basílica a Igreja Nossa Senhora Aparecida, a qual tem aproximadamente 392 metros de comprimento. Vários fiéis percorrem todo este trecho de joelhos.

 

Igreja Nossa Senhora Aparecida, alguns dados sobre:

 

A Igreja Nossa Senhora Aparecida recebe mais de 11 milhões de fiéis todos os anos. No ano de 2012, aproximadamente 11.114.639 de pessoas passaram pela igreja.

Acolher bem também é Evangelizar

Trabalha na Igreja Nossa Senhora Aparecida 33 missionários redentoristas, muitas associações religiosas femininas, conta com cerca de 1.570 funcionários além dos 800 voluntários.

Além da vasta estrutura fornecida pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, sua administração investiu bastante na questão da

Coroa de Flores

Vista Interna da Igreja

acessibilidade e comunicação social. Os benefícios totais atingem centenas e milhares de pessoas desde a criação da igreja. Estas pessoas variam entre jovens, crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.

 

Igreja Nossa Senhora Aparecida, infraestrutura interna

 

A infraestrutura da Igreja Nossa Senhora aparecida conta ainda com um local para Achados e Perdidos, para cuidados médicos no Ambulatório médico, para cadeirantes e outras necessidades de Acessibilidade, conhecido como Shoppinho contém também um Centro de apoio ao Romeiro, um amplo Estacionamento e para as mães um Fraldário. Para a segurança de todo o pessoal que lá comparece, a igreja ainda conta com uma especial Segurança Patrimonial além de outros locais para Utilidades, como banheiros, bebedouros etc…

 

Igreja Nossa Senhora Aparecida, as medidas de toda a igreja

Torre Brasília A torre contém 100 metros de altura, dezoito andares contando o mirante
Cúpula central A cúpula conta com 70 metros de altura e 78 metros de diâmetro
As Naves 40 metros de altura
Área total construída Ao todo são 23.000 metros quadrados
Área total coberta Ao todo se somam 18.000 metros quadrados
Volume de concreto usado Tamanho cúbico passa de 40.000 metros
Quantidade de tijolos usados Aproximadamente 25.000.000 tijolos
Capacidade interior de acolhimento da igreja Nossa Senhora Aparecida Comporta aproximadamente 45.000 pessoas
Área total do estacionamento 272.000 metros quadrados dedicados ao estacionamento da Igreja Nossa Senhora Aparecida