Imagem de Nossa Senhora Aparecida, todos os detalhes do achado

Imagem de Nossa Senhora Aparecida, quando apareceu e quem encontrou?

Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi descoberta por dois pescadores no local originalmente do Rio Paraíba do Sul, deu início a uma grande história, vivenciada por milhares de pessoas até hoje, encontrada na região de Guaratinguetá – SP, em meados de 1717. Os “descobridores” já pescavam neste local há um bom tempo, mesmo não conseguindo retirar um peixe sequer das águas do rio. Então, um dos pescadores capturou em sua rede uma parte referente ao corpo da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, logo lançaram a rede um pouco mais longe e o pescador trouxe em sua rede a parte referente a cabeça da imagem. Após isso, a pescaria tornou-se farta e os pescadores que ali pescavam estavam

Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Pescadores

Os três pescadores ao encontrarem a Imagem de Nossa Senhora Aparecida

preocupados que a quantia de peixes que eles carregavam em seus barcos causasse um náufrago. Felizes, eles foram para suas casas contar a suas famílias a notícia e levando consigo a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Quando a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi recolhida pelos “descobridores”, ela tinha perdido a policromia original, ou seja, devido ao tempo que a imagem possa ter ficado submersa nas águas do rio, ela perdeu totalmente sua cor. A cor que a imagem apresenta hoje em dia deve-se as chamas das velas e lamparinas acesas pelos devotos.

Por meio de vários estudos corporativos e científicos, a autoria da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi dada ao Frei Agostinho de Jesus, que foi um monge da cidade de São Paulo. Ele ficou conhecido pela sua habilidade artística na confecção de imagens destinadas ao culto sagrado. Algumas características que diferenciam as artes sacras incluem as formas dos lábios, o sorriso do personagem da obra, o formato do queixo, coroas e flores ao redor dos cabelos, um broche de três pérolas fixado na testa e um porte mais pomposo para trás.

Muitos afirmam que o motivo pelo qual a imagem estava dentro do Rio, é de que a alguns anos atrás, no período colonial, as imagens sagradas que por algum motivo quebravam e elas eram jogadas no rio ou simplesmente enterradas. Foi o caso da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida e o atentado

 

Em maio do ano de 1978, Rogério Marcos de Oliveira, que naquela época estava com 19 anos, ele acompanhou uma caminhada do pastor de uma Igreja Pentecostal de São José dos Campos. O tema daquela caminhada era sobre a Mãe de Jesus. Mas, o pastor incentivava as pessoas que participavam de sua assembleia a quebrar quaisquer imagens sagradas que possuíssem principalmente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Afirmava ele, que estas imagens seriam um instrumento de Satanás sobre as pessoas.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Antes e Depois da Restauração

Imagem de Nossa Senhora antes e depois da restauração feita por Maria Helena

Ao ouvir as besteiras que o pastor falava, Rogério ficou nervoso com a pregação imposta pelo pastor e, ele próprio, relatou que tinha recebido um “aviso de Deus”, ordenando que ele quebrasse a imagem de Nossa Senhora Aparecida quando ela estava dentro da Basílica.

No dia 16 de maio de 1978, acordou bem cedo e seguiu o rumo da cidade de Aparecida do Norte. Chegando lá, permaneceu escondido até a noite. Quebrou o vidro que protegia a imagem de Nossa Senhora Aparecida, retirou a imagem e a quebrou. A imagem toda despedaçada ficou reduzida a 165 pequenos pedaços. Os romeiros que lá estavam, se desesperaram com o ato do homem.

Os pedaços foram levados até os artistas, que a reconstruíram. No dia 19 de agosto a imagem voltou à cidade carregada pelo Corpo de Bombeiros, seguida por grande festividade dos fiéis.

Rogério Marcos não ficou sequer preso, pois os médicos constataram que ele sofria de insanidade mental.

Uma curiosidade: No momento em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi quebrada, por volta das 20h10, à luz se apagou no Vale do Paraíba.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida e sua imediata adoração

 

A adoração por Nossa Senhora tornou algo viciante. Uma imagem que tinha por nome Nossa Senhora da Conceição, teve seu nome

Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Original

Como era a imagem original de Nossa Senhora

trocado por Nossa Senhora de Aparecida, pelo fato da imagem ter saído das águas e aparecido entre meio as mãos dos pescadores que alí estavam. Originalmente a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi instalada dentro de uma capela em uma vila chamada “Vila dos Pescadores”. Em meados do ano de 1745 recebeu sua primeira igreja oficializada.

Em torno desta igreja, viria a crescer um grande povoado e, hoje em dia, o famoso santuário de Aparecida.

 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida, consagração e construção da Basílica

 

Igreja Nossa Senhora Aparecida foi consagrada como a padroeira do Brasil, oficialmente isso ocorreu no dia 31 de maio do ano de 1931 em uma grandiosa comemoração, que naquela época reuniu um numero estimado em mais de um milhão de pessoas!

 

Construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida

 

Os padres redentoristas, que são os responsáveis pelo famoso Santuário Nacional de Aparecida, localizado em São Paulo, foram certamente, os grandes “animadores” do desenvolvimento e da construção da atual Basílica que guarda a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Este grandioso projeto teve seu início no ano de 1955. Hoje em dia, ele possui a capacidade de abrigar a quantia de 45.000 pessoas, contém uma infraestrutura especial para receber os Romeiros que todos os anos procuram este local para observar a Imagem de Nossa Senhora Aparecida e aproveitam para prestar culto a Padroeira.

No dia de 04 de Julho do ano de 1980, o papa João Paulo Segundo (II) realizou uma missa no Santuário consagrando a Basílica. Esta que recebeu o nome de Basílica Menor.