Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a paróquia

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, paróquia do imbuí e uma pequena história

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida tem uma história bastante interessante e se liga muito com a história do achado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717.

No ano de 1894, a o Santuário e a Paróquia Nossa Senhora Aparecidas passam a ser comandadas pelos padres redentoristas. Estes redentoristas estão tomando conta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida até hoje. Até o ano de 1975, o Santuário e a Paróquia

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Imbuí

Paróquia Nossa Senhora Aparecida localizada em Imbuí

eram governados por um mesmo dirigente. Nesta mesma época, havia também as capelas urbanas que eram administradas pelos sacerdotes. Estes sacerdotes eram todos da mesma congregação.

Em 1975, com o desenvolvimento das missões populares, iniciaram-se os setores das comunidades. Estes setores eram autônomos, ou seja, tinham uma vida própria, com diretores, catequeses, liturgias, orações etc… Já no ano de 1982 a imagem restaurada de Nossa Senhora Aparecida, ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como é conhecida, é instalada definitivamente dentro da nova Basílica. A Matriz continuou a receber romeiros por vários anos, hoje em dia não é diferente. Todos os anos a Basílica se enche de romeiros e fiéis de todos os lugares.

No ano de 1994, especialmente no dia 9 de janeiro, é fundada a Paróquia de São Roque, esta paróquia contava com cinco comunidades comandadas pelos padres diocesanos, igualmente no dia 3 de janeiro do ano de 1998, quando a

Paróquia de Santo Afonso foi fundada. Esta contava com quatro comunidades.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a atual paróquia

 

O bairro do Imbuí, estado da Bahia, foi fundado por volta dos anos 1976 e 1977, originalmente foi criado com o objetivo de ser uma ampliação da cidade de Salvador. Em pouco tempo o número de edifícios, prédios e condomínios residenciais cresceram muito. Com a evolução da cidade e o aumento da população o comércio cresceu também. O Imbuí hoje em dia está disposto de um grande número de condomínios residenciais, com nove shoppings que se espalham pela cidade e várias casas comerciais, possui duas grandes de supermercados, sobre serviços necessários como clinicas, hospitais, veterinários, cartórios, escritórios e outros departamentos, a cidade está bem servida.

A rede bancária da região está muito interessante, com três principais bancos, sendo eles o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Banco Itaú.

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o crescimento da Paróquia do Imbuí

 

Na época do nascimento do Imbuí, a empolgante fé cristã venho acompanhada. Ainda sem um local projetado para as pessoas se reunirem em uma igreja, a reunião das famílias acontecia normalmente nas casas das famílias e nas ruas. Lá as orações eram acompanhadas, principalmente, da leitura da Palavra Sacra. Com o grande fluxo de pessoas e famílias orando em suas casas, no ano

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Fiéis

Festividades todos os anos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

de 1980, surgia um trabalho mais forte em relação as orações. Aos domingos as missas passaram a ser celebradas no Colégio Mons.

Nesta época, nas festas de Natal, foi realizada uma grande missa por D. Avelar Brandão Vilela, que até o momento era o atual Cardeal Arcebispo da cidade de Salvador, ele enxergou o local do bairro do Imbuí um ótimo local para a instalação de uma Paróquia. Esta que viria a trazer ótimos frutos para a região. Esta viria a se chamar Paróquia Nossa Senhora Aparecida pela escolha das pessoas que realizavam os movimentos. Elas escolheram como padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, primeira paróquia em Salvador

 

A padroeira do Brasil não tinha nenhuma paróquia no estado de Salvador usando seu nome, paróquia Nossa Senhora Aparecida. Com isto, nascia uma forte esperança do crescimento de uma paróquia e o forte desejo que esta paróquia iria formar um santuário de adoração à Mãe de Deus e Mãe de todos os homens.

A partir disto o empenhoso trabalho, suor, alegria e vitórias aconteceram entrelaçando toda uma história do povo que adorava Deus e em geral o povo de Salvador. Foi conseguido o terreno que um tempo depois foi modificado. A localização atual da Paróquia Nossa Senhora Aparecida está no centro, ou no “Coração do Bairro”.

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a construção da paróquia

 

No ano de 1988 iniciou-se a construção de uma peça importante de todo o projeto Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi o Centro Comunitário. Este centro tinha a principal função de atender todas as necessidades da população local, sediando eventos e cumprindo as exigências que iam surgindo. Ainda em fase de construção, o Centro já dava suporte a várias atividades da comunidade, entre elas estão às missas locais, catequeses, encontros e reuniões.

Entre os anos l989 e 2009 o forte trabalho da Pastoral foi crescendo com a criação de grupos de administração e grupos financeiros. O número de fiéis só aumentava, com isso, as exigências. Para isso, foi preciso criar trabalhos que transbordavam o centro comunitário, dentro das casas e condomínios das famílias locais. Foram construídos então os Sinais de Comunidade Eclesial onde os fiéis se reuniam para a meditação do Evangelho, novenas, oração etc… e principalmente a visita a imagem de Nossa Senhora Aparecida, fora da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Muitas famílias, ainda hoje, recebem a visita dos fiéis para a realização de orações e missas.

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, as missas nas telas da televisão

 

No dia 12 de outubro é comemorado o dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Que já está presente no calendário católico a vários anos. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, assim como várias outras paróquias, recebem vários devotos, peregrinos e fiéis em geral para a participação das grandiosas missas. Muitas delas recebem a cobertura de redes de televisão, portais de notícias, jornais e a imprensa em geral.

A paróquia Nossa Senhora Aparecida, mostra hoje um espírito jovem que vem de vários anos desde sua construção. Foi confiada pela Arquidiocese do estado de Salvador à Convenção Jesus e Maria dos Padres Eruditas, estes que promoveram um grande trabalho de motivação para a construção dos centros comunitários e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em si, que hoje em dia se encontra aproximadamente concluída, tem a capacidade de abrigar vários fiéis oferecendo uma estrutura digna para o desenvolvimento de projetos de evangelização, catequeses, missas e crismas. Esta foi uma pequena, porém importante parte da história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.